segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Se alguém entre vós cuida ser religioso

"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo". Tiago 1:26-27 Creio ser importante levar muito a sério o que está sendo dito nessa porção das Escrituras. Primeiramente pelo tom inicial que supõe que ser religioso não é vantagem alguma. Até porque religião em si nada tem haver com ser um discípulo de Cristo e muito menos alguém que expresse o caráter e vontade do Criador. Mas, se alguém for um adepto do termo "sou religioso", ele deveria considerar como ele vive, quais suas ações, como ele lida com o carente, o que procede de seus lábios e qual a relação de verdade e correção que ele tem com o mundo e suas mais variadas tentações e fascinações. Finalmente, penso que devemos levar a sério o que está sendo dito, pois o que está afirmado é que religiosidade, expressões de fé, práticas litúrgicas e rituais locais sem coerência com a simplicidade do Evangelho de Jesus, sem mudança real, sem expressão de vida em relação ao próximo e postura de integridade nas mais diversas relações com o mundo é puro engano e ação vã. Deus me ajude a levar a sério o que Tiago diz e a você também. Vejo ao redor de mim religiosidade demais e pouca encarnação do Evangelho. Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário